Fichamento - Análise estrutural do turismo
ANÁLISE ESTRUTURAL DO TURISMO
Trabalho apresentado como exigência parcial para conclusão da disciplina Teoria Técnica do Turismo. Fichamento: Análise Estrutural do Turismo. 2º Semestre. Profa Orientadora: Esmeralda Macedo Serpa
ITU
CEUNSP
2004
BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. 3ª ed. – São Paulo: SP Editora SENAC São Paulo, 2000.
Pág. 14 Introdução
“A Teoria Geral dos Sistemas, um moderno conceito estabelecido, afirma que cada variável, em um sistema, interage com as outras variáveis de forma tão completa que causa e efeito não podem ser separados. (...) O relacionamento é tudo.”
Pág. 16
“Este livro trata de conceituar, descrever, e definir o Sistur, identificando os componentes desse sistema, suas relações de causa e efeito e o surgimento de subsistemas controladores e dependentes; de identificar e analisar outros sistemas antecedentes, interferentes e condicionantes do Sistur; de analisar os elementos que constituem as relações do sistema com todos os componentes que a ele estão ligados, em interdependência, estruturando-se, mediante tal análise, o Modelo Referencial do Sistur.”
Pág. 24 1º Capítulo – Fundamentos da Teoria de Sistemas Aplicados ao Turismo
“Não apenas o ambiente é alguma coisa que está fora do controle dos sistemas, mas é também algo que determina, em parte, seu funcionamento.”
Pág. 25
“Os recursos são o reservatório geral a partir do qual as ações específicas do sistema podem ser formadas. As ações específicas são recebidas pelos componentes, pelas partes ou pelos subsistemas.”
“(...) Em turismo, como já visto, o momento de produção pode ocorrer simultaneamente com o de distribuição e, neste caso, seria absolutamente impossível determinar como a distribuição dos produtos poderia ocorrer independentemente da maneira como são produzidos.”
Pág. 31
“Observe-se que o turismo, como resultado do somatório de bens e serviços, pode