Fala E escrita
Comunicação e expressão
Fala e Escrita Duas Modalidades de um Continuum
A fala e a escrita são essenciais para a sobrevivência dos seres humanos é através destes fatores que conseguem se comunicar, manifestar suas crenças, valores, sabedoria, gostos, opiniões e se socializar entre si. Comunicamo-nos através de cartas, gestos, olhares, movimentos do corpo, sempre com um intuito de passar algo ao alguém.
Ao escrever um texto, por exemplo, espera sempre do leitor que tenha uma visão critica ou contraria a informação obtida, na leitura de um mesmo texto pode se obter varias interpretações, vários sentidos dependendo de cada leitor que o faz, pois na atividade da leitura ativamos o lugar social, vivência relações com o outro, valores da comunidade, conhecimentos textuais enfim. Cada leitor tem um olhar diferente diante de um mesmo contexto também pela relação autor-texto-leitor.
No texto do Koch pagina 23 mostra uma pequena história do Patinho feio que por ser diferente é rejeitado, para ser aceito foi preciso mudar, se adequar as formas físicas, ás exigências de uma comunidade da qual ele queria fazer parte, esses conceitos foram formados á partir da fala, da comunicação de uma mesma sociedade, onde crenças, valores e culturas são passadas de geração para geração.
A fala e a escrita são dois meios de comunicação diferentes: A escrita é uma continuação avançada da língua, com um sistema mais diplomático e rígido. A fala abrange a comunicação linguística em toda sua totalidade, acompanha o tom de voz, vezes por mimicas, incluindo fisionomias. É a utilização oral da língua pelo individuo, a língua é individual pois cada um escolhe a melhor forma de se expressar, se comunicar, ela tem dois níveis, o nível coloquial ou popular e a forma culta.