Fala e Escrita
Aluno: Tiago da Silva Oliveira
Professor: Allan de Andrade Linhares
1º Bloco Administração
Relacionando a Fala e a Escrita
A fala e a escrita estão inter-relacionadas já que as duas formas são representações da língua, cada uma com suas características, é sabido que falamos mais do que escrevemos ou lemos e o valor da língua está implicitamente ligado à importância das nossas relações no nosso dia a dia.
A língua é encarada como um bem social e mais valorizado, já que através dela nos diferenciamos no reino animal, mais do que um simples instrumento a língua é uma prática social que produz e organiza as formas de vida, as formas de ação e de conhecimento. Os vídeos destacaram a importância de não supervalorizar a escrita e esquecer-se da oralidade, que também é uma ferramenta singular da comunicação, ambas exercem papeis fundamentais e as duas formas de expressar a língua se completam e trabalham juntas.
A oralidade exerce um papel mais amplo, pois através dela conseguimos perceber o contexto de forma mais ampla, por exemplo, o sotaque de quem está falando, as prosódias, já que a oralidade exerce influencia cultural. Há uma dicotomia quando se refere a contextualização da fala e descontextualização da escrita, segundo o vídeo esse tipo de dicotomia é perigoso pois tanto a fala como a escrita são impreterivelmente contextualizadas, pois para haver entendimento de ambas é preciso que haja contexto de fato.
O desafio é criar de fato uma relação mais estreita entre a fala e a escrita, já que as duas se completam, deve haver uma preocupação não só em escrever correto mais também falar corretamente, e essa importância se reflete em todas as nossas ações, principalmente em nosso meio de trabalho. Frequentemente não identificamos quando falamos errado, da mesma forma que não queremos nos responsabilizar pelo dizemos e isso pode causar complicações para nossa autoimagem.
Até pouco tempo