Fala e escrita
UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA OFERTA ESPECIAL/VIZIVALI
ROSELI MARIA ALESSI GANZ
TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA.
IMBITUVA 2012
ROSELI MARIA ALESSI GANZ
Trabalho apresentado na disciplina de Teoria e Metodologia Do Ensino da língua Portuguesa ministrado pela professora Sandra Aparecida Machado Polon, no Curso de Pedagogia-Oferta Especial Vizivali à Distância para obtenção de nota parcial
POLÓ: UAB/PRUDENTÓPOLIS
IMBITUVA
3.1) Organização da fala, da escrita e da atividade conversacional
A língua apresenta-se um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre usando o contexto, ela existe quando alguém fala ou escreve, para se apropriar do uso escrito da língua, deve-se ter conhecimento do sistema alfabético, que envolve da parte do aluno um conhecimento específico.
Para os estudos da língua falada, torna-se fundamental analisar como se instaura a conversação. E na sala de aula observando a conversação, dos alunos, vendo-os interagirem, e revezarem-se com frequência, falando sobre o assunto do texto ,ou do próprio cotidiano deles, se alterando constantemente sem nenhuma disposição fixa. Podendo ser simétrico ou assimétrico, com tempo determinado ou não pelo professor. Observa-se a ocorrência de um evento de fala num determinado tempo e situação social dos mesmos, seja face a face, por telefone, via internet. Além disso, é possível detectar-se um caráter interativo em toda a atividade conversacional, visto que ocorre um envolvimento entre os participantes numa dada situação, de conversação, apresentando-se elementos importantes como: realização - produção; interação - organização e ordem.