Organização e Sociedade
CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES - CCTA
COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS
DISCIPLINA: Sociologia das Organizações
PROFESSOR: Patrícia Morais
ALUNO: Thailan Araújo de Moura Matrícula: 011227283
FICHAMENTO
Organização e sociedade
João Pessoa - 2013
REFERÊNCIA
Lopes, Sérgio. Organização e Sociedade.
Organizações e Sociedade
O termo organizações é de utilização corrente. Dir-se--ia que toda a gente sabe o que são organizações.
Numa primeira abordagem, a definição do conceito não parece levantar sérias dificuldades, pois as organizações são detectáveis na experiência quotidiana. Enquanto conceito, as organizações situam-se, para usar a expressão de Guy ROCHER1 num primeiro nível de abstração. E uma vez delimitado o conceito, está aparentemente precisado o objeto teórico da sociologia das organizações (ou das organizações formais, consoante a preferência dos autores).
Saber o que o conceito de organização formal representa, o que ele nos esclarece e, correlativamente, o que nos oculta, corresponde a fazer um balanço que só poderá ser verdadeiramente fecundo, após uma análise crítica à sociologia das organizações.
Mas há ainda outros escolhos que esta tem de enfrentar.
Num novo terreno, mas não ignorando as objeções anteriores, vai aparecera questão: Em que medida não será arbitrária a distinção entre organização formal e organização social?
Com efeito as organizações formais (sejam elas empresas,universidades, hospitais, prisões, etc.) podem ter problemas em comum, ou pelo menos levantar problemas a certos sectores sociais a quem interessa o seu estudo mais ou menos sistematizado. Esse estudo tem encontrado um reconhecimento por parte de muitas universidades e autoridades administrativas. A sociologia das organizações tem, pois, existência institucional, e possui uma unidade ao nível da sua utilização, isto é, a