Fichamento - SEKEFF, M. de L. Sistema tonal ou a direcionalidade harmônica. In: Sistema Musical (tonal)
665 palavras
3 páginas
1 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASSEKEFF, M. de L. Sistema tonal ou a direcionalidade harmônica. In:
Sistema Musical (tonal). São Paulo: Annablume, 1996
Curso e dis-Curso do
2 FICHAMENTO
A evolução da harmonia está ligada ao desenvolvimento da audição no ocidente.
Sendo assim, o sistema tonal é uma herança cultural do ocidente e apenas uma das possibilidades de escuta do ser humano.
Três fatores contribuíram para o desenvolvimento do sistema tonal no final do renascimento. Foram eles: A ideia de antropocentrismo (substituindo a do teocentrismo); a utilização de instrumentos musicais para executar partes vocais de canções polifônicas; e a descoberta da perspectiva.
Os conceitos de acorde perfeito, de tríade fundamental, de tríades maiores e menores, de função tonal, bem como a interpretação das alturas e o decurso tonal, são princípios desse sistema. Jacques Challey e Anton Webern relacionaram, respectivamente, a audição no ocidente e a construção das escalas à série harmônica. No paralelogramo de Webern encontramos os sete graus da escala partindo da relação da fundamental com suas quintas.
Também Schumann relacionou a evolução do fazer musical no ocidente com a progressão da série harmônica.
O sistema tonal é natural em relação às leis físicas da série harmônica. Porém, é cultural, pois se fundamenta no repertório ocidental. Ele parte da escala de dó maior, e sua relativa (lá menor), transportada para diferentes alturas.
A relação entre quintas é muito presente no sistema tonal. Na análise da série harmônica de dó, por exemplo, percebe-se que a primeira nota diferente da fundamental que ressoa é a sua quinta (sol). A quinta é também a frequência que aparece mais vezes na série.
O círculo das quintas caracterizou o universo da tonalidade no fim do século XVII.
Ele estrutura as funções do discurso, contém os fundamentos do temperamento, apresenta um caminho para modulações e estabelece o centro tonal como acorde-eixo. Com o círculo