Fichamento-responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades
Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades, v. II. São Paulo Peirópolis: Instituto Ethos, 2003.
Jamais foi discutido tanto sobre o papel desempenhado pelas empresas no processo de desenvolvimento da justiça social. Anteriormente as empresas apenas se preocupavam com métodos para maximizar o lucro, hoje e cada vez mais as empresas começam a realizar atividades de caráter social, tendo uma visão voltada para um mercado onde a responsabilidade social de uma empresa não é só com a produção de seus produtos, mas também com seus trabalhadores, fornecedores e consumidores, com a comunidade e com o meio ambiente em relação aos resíduos de sua produção.
“... os movimentos que fizeram com que os movimentos de responsabilização social das empresas se iniciassem apenas nesta última década, em tese, são advindos da pressão que algumas mazelas sociais e ambientais exerceram sobre o setor privado a partir da união de fatores históricos tais como: o processo de globalização, as recentes preocupações com o meio ambiente, o aumento da publicidade das empresas, a crise do Estado de bem-estar e a adoção de posturas neoliberais pelos governos”. (P.19).
“A responsabilidade social das empresas, ou mesmo a busca das empresas por justiça social, é a iniciativa espontânea das empresas de contribuir para a construção de uma sociedade melhor e um meio ambiente mais limpo”. (P.19).
”Como hoje se percebe um grande número de empresas multinacionais na economia, é relevante salientar que elas têm, praticamente o dever de serem responsáveis socialmente em âmbito externo e interno. Isso acontece pelo fato de que o ambiente externo a estas empresas ( a comunidade e o meio ambiente) pode adquirir, às vezes, magnitude global, transformando-se em toda a humanidade e todo globo terrestre”. (P.24).
“Felizmente, nos últimos anos, tem sido observado no Brasil que as empresas privadas vêm também mobilizando um volume de