Ensino da gramatica
A escola é vista como á segunda casa para os alunos, e muitas vezes são difíceis para os educadores, pois há alunos que já tem um conhecimento prévio da oralidade, e outros não. Quando o aluno já vem com esse conhecimento significa que já tem suas próprias opiniões idéias e sabe transmitir suas emoções. Mas o aluno que não tem essa primeira experiência em casa é mais difícil, pois eles ao entrar na sala de aula pela primeira vez,se sentem reprimido pelo o medo e a vergonha.As pessoas muitas vezes não respeita a língua coloquial de varias pessoas, e só se apegam a língua culta ou padrão,pois isso dificulta e muito a nossa comunicação,porque ficamos com medo de sermos reaprendido por outras pessoas que não sabe que existe a variação lingüística,mas na verdade a língua é tudo que é compreendido,chama-se comunicação.
A expansão da norma culta tem grande influencia para a nossa época em que vivemos,pois ela nós dar a segurança de saímos bem em uma entrevista por exemplo,não deixando de lado a nossa língua coloquial ,se você a utilizar.Muitas vezes o educador tem esse receio ao ensinar a gramática normativa pois muitas vezes ele está inserido neste meio de comunicação,não devemos nunca dizer ao aluno que aquela palavra que ele falou está errado,mais aos poucos ir mostrando a ele a palavra corretamente,na forma normativa na gramática.
A educação lingüística é muito difícil de entender, pois há varias preocupações entre os lingüistas e professores, passando a ser um domínio puramente técnico-didatico. Isto é a língua por ser compreendida de varias formas, possui muitos estudos sobre ela, pois ela não só está inserida na matéria de português, mas em todas que existirem, pois elas também mantêm o individuo sempre inserido seguramente na sociedade. O tradicionalismo deixou de ser aquela obra acabada e passou a ser inacabada, pois a cada dia ela se transforma e trazendo com ela, muitas duvidas que às vezes só