Fichamento Ratos, Pombos e um Organismo Vazio
Luan Valim dos Santos
Matrícula: 201217015-1
Disciplina: IE 210 – Psicologia da Educação: Aspectos Cognitivos e Comportamentais
Professor: Nilton Sousa da Silva
FichamentoRatos, Pombos e um Organismo VazioSkinner argumentou que os psicólogos devem limitar suas investigações aos fatos, ao que eles podem observar, manipular e medir no laboratório.
Os estudos de Skinner sobre o comportamento é a antítese das abordagens psicanalíticas, de traços desenvolvimentista, cognitiva e humanista, diferindo delas não apenas quanto ao objeto de estudo, mas também em relação à metodologia e aos objetivos.
Ele admitia que o comportamento humano é mais complexo que o comportamento animal, mas sugeriu que as diferenças estai na intensidade, e não no tipo.
Assim como uma ciência deve dirigir-se do simples ao complexo, os processos mais elementares têm de ser estudados primeiro.
A Vida de Skinner (1904-1990)
O seu sistema de psicologia e sua visão das pessoas como “sistemas comportamentais complexos de acordo com a lei.” Refletiam as suas próprias experiências na infância.
Encontrando uma identidade
O livro Walden two descreve uma sociedade na qual todos os aspectos da vida são controlados por reforçamento positivo, que é o princípio básico do sistema da psicologia de Skinner.
Reforçamento: A Base do Comportamento
Sua ideia fundamental é que o comportamento pode ser controlado por suas consequências, ou seja, pelo que o acompanha. Skinner acreditava que um animal ou um ser humano poderia ser treinado para desempenhar praticamente qualquer ação e que o tipo de reforçamento que se seguisse ao comportamento seria o responsável por determiná-lo. Assim, quem quer que controle os reforçamentos tem poder de controlar o comportamento humano.
Comportamento respondente
O respondente envolve uma resposta produzida ou originada a partir de um estímulo específico.
O cão havia sido condicionado, ou treinado, a responder