Bactérias e vírus
Capítulo 3 – Reino Monera e Grupo dos Vírus
O reino Monera agrupa os seres vivos mais simples, que são unicelulares e procarióticos (possuem núcleo desorganizado). As bactérias e cianobactérias compõem tal grupo.
Bactérias:
não possuem carioteca, portanto são organismos com núcleo desorganizado (procarióticos), podendo ser autótrofas ou heterótrofas. Sua estrutura é simples, composta de parede celular, membrana plasmática- possui uma invaginação, denominada mesossomo que participa da divisão celular e contêm enzimas responsáveis pela respiração celular- citoplasma, material genético, cápsula, flagelos e fímbrias. A região do citoplasma bacteriano onde se localiza o cromossomo pode ser denominada nucleóide. A bactéria pode apresentar segmentos menores de DNA, dispersos pelo hialoplasma, denominados plasmídeos. Quanto a forma são encontradas de quatro maneiras: cocos, com forma esférica; bacilos, com forma de bastonete; vibriões, com forma de vírgula e espirilos em forma espiralada.
*Bactérias Autótrofas: as fotossintetizantes possuem um tipo especial de clorofila, chamado de bacterioclorofila, dispersa no hialoplasma. CO2 + H2S C2H1206 + S (= luz e clorofila) As quimiossintetizantes degradam compostos inorgânicos existentes no ambiente e liberam energia química. Tanto no processo de fotossíntese quanto no processo químico a bactéria gera glicose, entretanto a fonte de energia é diferente.
Composto inorgânico + O2 composto inorgânico oxidado + Energia
*Bactérias Heterótrofas: se alimentam de matéria orgânica já elaborada, pois não conseguem produzir seu próprio alimento.
Ambas bactérias precisam obter energia a partir da glicose, para isso utilizam da respiração, assim podem ser:
I)Aeróbicas estritas: Através de O2 quebram a glicose, liberando energia.
C6H12O6 + 6O 2 6 CO2 + 6H20 + 36ATP (energia)
II)Anaeróbicas estritas (obrigatórias): Não sobrevivem com a presença de O2, utilizam para obtenção de