Fichamento psicologia e desenvolvimento
Universidade Federal do Ceará – Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia
Psicologia da Educação
Profª: Jackeline Andrade
Biaggio, Ângela M. Brasil
Psicologia do desenvolvimento. 21. Ed. Petrópolis: Vozes,
2009, 3444p. 21cm.
Psicologia e desenvolvimento
“Enquanto que a maior parte das teorias científicas do comportamento se originam da psicologia acadêmica, a psicologia psicanalítica surgiu não do laboratório de universidade, mas da clínica médica. “
“Freud desenvolveu pouco a pouco a técnica conhecida como psicanálise e a teoria do comportamento ou da personalidade conhecida como teoria psicanalítica. O conteúdo ou os dados em que se fundamenta a teoria são as expressões verbais das idéias e sentimentos e as autodescrições feitas pelos pacientes em psicanálise.” (p. 103)
“Instinto: é definido como uma representação psicológica de uma fonte somática, interna de excitação.”
“O modelo de Freud pressupõe que uma excitação surge em uma parte do corpo e a função do comportamento é reduzir a excitação, e esta redução da excitação é experimentada como uma gratificação” (p.104)
“Libido: Embora não seja possível chegar-se a um acordo a respeito de quais são os instintos do ser humano, não há dúvida que Freud deu grande importância ao instinto sexual, tanto que deu à excitação sexual ou energia sexual um nome especial, libido.”
“A função biológica da sexualidade é a reprodução, mas mais frequentemente, tanto na espécie humana como em animais, a motivação para o ato sexual é outra, o prazer do próprio ato, e não a reprodução da espécie.”
“Assim, vemos que muito mais do que o ato sexual é necessário para a procriação da espécie e Freud usa o termo sexualidade para englobar todos esses aspectos. Embora o instinto sexual seja o mais importante para a organização da personalidade, Freud reconheceu a existência de outros instintos ou pulsões, como a fome, a sede e o evitar a dor. Fred agrupou esses instintos sob a rótulo de instintos do