Fichamento problemática do conhecimento - matallo jr., heitor
Fichamento: MATALLO Jr., Heitor. A problemática do Conhecimento. In: CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de. Construindo o Saber – Metodologia Científica: Fundamentos e Técnicas. 2ª Ed. Campinas: Papirus, 1989. P.13-28.
Docente: Rogério Sávio Link
Disciplina: Metodologia Científica
-------------------------------------------------
Discente: Marilúcia Dobner
Estrutura do Texto Lido:
A PROBLEMÁTICA DO CONHECIMENTO
Heitor Matallo Jr. Opinião X Ciência A Origem do Conhecimento no Senso Comum Em Direção à Ciência
Escopo:
Trata da preocupação com o conhecimento dos povos da antiguidade, que derivam das necessidades da busca do saber, do senso comum, teorias, intuições, a ciência para a própria sobrevivência. E com o passar dos anos continua-se a estudar todos esses conhecimentos.
Fichamento:
Os egípcios tem o conhecimento a trigonometria, entre os romanos a hidráulica, entre os gregos a geometria, a mecânica, a lógica, a astronomia e a acústica, entre os indianos e muçulmanos a matemática e a astronomia, e entre todos se consolidou um conhecimento ligado à fabricação de artefatos de guerra. (p.13)
“....gregos desenvolveram um tipo de reflexão - a intuição que se destacou pela possibilidade de gerar teorias unitárias sobre a natureza e desvincular o saber racional do saber mítico.” (p.13)
A epistemé característica do pensamento grego era do tipo theoretiké, isto é, um tipo de saber adquirido pelos "olhos do espírito" (1).... Esta diferença entre conhecimento prático - que estava ligado ao trabalho, à execução de atividades de produção de bens e coisas necessárias à vida - e conhecimento teórico - ligado ao prazer de saber - segundo Farrington (2) - de uma separação de atividades de classe, da separação entre "cabeça e mão". Platão utilizando-se da intuição como forma de pensamento superior. A Teoria das Formas, “não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão