Fichamento por citação (com imagens)
“Muitas vezes, a palavra cultura é empregada para indicar o desenvolvimento do individuo por meio da educação, da instrução. Neste caso, uma pessoa “culta” seria aquela que adquiriu domínio no campo intelectual ou artístico. Seria “inculta” a que não teve instrução.” (Marconi e Presotto, p.21).
“Pelo visto, o conceito de cultura varia no tempo, no espaço e em sua essência. Tylor, Linton, Boas e Malinowski consideram a cultura como ideias. Para Kroeber e Klickhohn, Beals e Hoijer,ela em abstrações do comportamento. Keesing e Foster a definem como comportamento aprendido. Leslie A.White apresenta outra abordagem: a cultura deve ser vista nãocomo comportamento, mas em si mesma, ou seja, fora do organismo humano. Ele, Foster e outros englobam no conceito de cultura os elementos materiais e não materiais da cultura. A colocação de Geertz difere das anteriores, na medida em que propõe a cultura como um “mecanismo de controle” do comportamento.”( Marconi e Presotto, p.23)
“A cultura, por tanto, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sobre vários enfoques: ideias (conhecimento e filosofia); crenças (religião e supertição); valores ( ideologia e moral); normas ( costumes e leis); atitudes ( preconceito e respeito ao próximo); padrões de conduta ( manogamia, tabus ); abstração do comportamento (símbolos e compromissos); instituições ( família e sistemas econômicos); técnicas ( artes e habilidades); e artefatos (machado de pedra,telefone).” (Marconi e Presotto, p.24)
“Cultura resulta da invenção social; é aprendida e transmitida por meio da aprendizagem e da comunicação.” (Marconi e Presotto,p.25)
“De modo geral, a cultura se constitui de seguintes elementos: conhecimentos, crenças, valores, normas e símbolos.” (Marconi e Presotto, p.27)
“Conhecimentos. Todas as culturas sejam simples ou complexas, possuem grandes quantidades de conhecimentos que são cuidadosamente transmitidos de geração em geração.” (Marconi e Presotto, p27).