Fichamento Politica De Sa De
CAPÍTULO 1 – O que são os laboratórios de inovação?
Em suma, os LI podem ser definidos como espaços de produção e divulgação de evidências de boa gestão, em sentido amplo, seja na ação dos gestores propriamente dita como nos processos de controle social. (pág. 15).
O público-alvo foi constituído de conselheiros de saúde dos três níveis de controle social, representantes de conselhos nacionais de políticas sociais, representantes de gestores do SUS dos três níveis de governo, além de especialistas convidados e outros interessados. (pág.19).
O primeiro capítulo introduz sobre os laboratórios de inovação, relatando acontecimentos desde sua implantação em 2008, informações de suma importância para a compreensão sobre a inclusão dos cidadãos nas políticas de saúde. Relatando experiências realizadas no Brasil, Itália, Portugal e França de origem governamental e não-governamental.
CAPÍTULO 2 – Participação e inclusão social: marco teórico e conceitual
Segundo essa segunda linha de interpretação, a qualidade democrática pode ser verificada especialmente em territórios que tiveram sua ocupação original pelo acesso à terra pela agricultura familiar e não por meio do latifúndio, por exemplo. (pág. 24).
A intensidade democrática tem relação direta com o grau e a legitimidade da participação social existente nessas experiências. (pág. 26).
Participação social: Repertório de Resultados: Ampliação da interlocução entre governos e sociedade civil; Inclusão de segmentos tradicionalmente excluídos dos processos decisórios na esfera das políticas públicas; Qualificação de atores para a participação; Construção de espaços institucionais de apoio ao