Fichamento
CURSO: MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
DATA: 24/05/2014
Rosilene Souza
Recursos humanos: uma visão estratégica
(estudo de caso na Empresa Beta)
Fichamento apresentado à disciplina Finanças para Gestores de RH, da Universidade Estácio de Sá, professora Kátia Pinto, para avaliação final, tendo nota parcial.
NOVA IGUAÇU-RJ
2014
FICHAMENTO
Referencia bibliográfica
O.R. & A. Revista de Administração da UFLA – v6 – n.1 janeiro /junho 2004
Recursos humanos: uma visão estratégica estudo de caso na Empresa Beta
Resumo
Artigo tendo como objetivo principal: discussão sobre a evolução e estrutura da função de pessoal e recursos humanos na EMPRESA BETA, com sede em Belo Horizonte e planta industrial no Vale do Aço, MG. Identificando a realidade, indicadores e resultados da empresa e foco de avaliação dessa evolução: o ambiente e suas mutações, a organização por meio das políticas de recursos humanos vigentes.
Referencial teórico
“Numa simplificação teórica da realidade empresarial, o modelo dominante das empresas no país (sobretudo dentre as familiares; de micro, pequeno e médio portes) ainda pode ser caracterizado como tradicional, paternalista e autocrático, associado às funções de controle, típicas da seção de pessoal (Walton, 1997)” (pg.121)
“Em primeiro lugar, a empresa pode se adaptar à mudança, devido à redução do tempo que vai da concepção à execução da estratégia. Em segundo, pode atender melhor às exigências do consumidor porque suas estratégias de atendimento foram traduzidas em políticas e práticas específicas. Em terceiro, pode obter desempenho financeiro mediante a execução mais eficaz de sua estratégia. (pg.121)
“Outro fator que influencia a administração de recursos humanos nas empresas é o clima organizacional, no qual as pessoas estão continuamente engajadas no ajustamento a uma variedade de situações, no sentido de satisfazer às suas