ARQ - TIJOLOS DE VIDRO
O tijolo de vidro é uma peça formada por parede dupla de vidro, com uma camada de ar rarefeito entre elas. Ele pode ser utilizado na construção ou na decoração de ambientes. Conforme a textura das faces pode-se obter efeitos visuais diversos entre dois ambientes, desde a transparência até a translucidez. A utilização deste tipo de material possibilita obter jogos de luz, cores e formas extraordinárias que estimulam os sentidos e a criatividade.
É importante observar se as peças iguais possuem a mesma tonalidade, bem como, ausência de rachaduras, fraturas ou outros defeitos que possam prejudicar seu assentamento, resistência, durabilidade e aspecto visual. As paredes feitas com tijolos de vidro não são estruturais, portanto não podem suportar cargas. É interessante também que se aproveite este material com suas características econômicas para a obra, pois assim ele ajuda a suprir seu alto custo no mercado.
Os tijolos de vidro são fabricados em diversas cores e modelos (conforme o fabricante). Mas em geral estas peças permitem transmissão luminosa de 71% a 77%; transmissão térmica de 2,5 Kcal/m2h°C; isolamento acústico a 100Hz de 40dB; possuem resistência ao fogo (g 60); resistência ao choque (6,8 Nm); e resistência à compressão (7,5 Nm2).
Quanto ao emprego do tijolo de vidro em projetos, ele é indicado como elemento de vedação fixa, para residências, construções comerciais, industriais, hospitalares ou outras finalidades diversas. Alguns locais são ideais para usar tijolo de vidro, como em muros, lajes, fachada do prédio, box do banheiro, balcão de atendimento, escadaria, divisória no escritório, etc.
Utilizam-se sempre espaçadores entre os blocos de vidro. Para paredes internas com área superior a 13m², utilize ferro 3/16"(4 a 5 mm) entre os blocos, tanto verticalmente quanto horizontalmente, para amarração dos mesmos. As paredes curvas deverão ser sempre reforçadas com ferro de 5 mm independente de sua extensão. É recomendado o mesmo