Fichamento Perda de Materiais
Disciplina: Materiais de Construção Civil (1006)
Professora: Bibiana
FICHAMENTO SOBRE: AS PERDAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: CONCEITOS, CLASSIFICAÇÕES E SEU PAPEL NA MELHORIA DO SETOR
1.CONCEITO DE PERDAS O conceito de perdas não está associado apenas a perdas de materiais como: cimento, tijolos, azulejos, etc. Mas também aos serviços que não eram necessários que aumentam os custos e não agregam valor. Para que esta perda não aconteça é preciso que se conheça todo processo de produção. Conhecer desde a matéria prima até o produto final. Para um melhor aproveitamento dos materiais é preciso levar em consideração esses aspectos:
(a) Atividades de conversão: envolvem o processamento dos materiais em produtos acabados.
(b) Atividades de fluxo: relacionam-se às tarefas de inspeção, movimento e espera dos materiais. De acordo com novas pesquisas uma forma de diminuir os custos é a eliminação das atividades de custo, diminuindo as atividades de transporte, inspeção e espera dos materiais. Algumas atividades chegam a agregar 60% a mais no valor do produto em apenas algumas atividades específicas. Em geral as edificações não são devidamente analisadas no orçamento e planejamento e nem nas iniciativas de melhoria dos projetos. É preciso levar em consideração os mínimos detalhes que não agregam valor a obra, sejam eles ligados a atividades de fluxo ou conversão.
2.CLASSIFICAÇÃO DAS PERDAS Para diminuir as perdas nas construções é preciso conhecer a natureza das construções e identificar as causas.
2.1. As perdas segundo seu controle
(a) Perdas naturais: são aquelas perdas que tem um nível aceitável, que é identificado quando o investimento necessário para sua redução é maior que a economia gerada.
(b) Perdas evitáveis: ocorrem quando os custos de ocorrência são substancialmente maiores que os custos de prevenção. Ocorrem quando os produtos são empregados inadequadamente, são consequência de um processo de