Direito
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – FANAT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – DECB DISCIPLINA: Organização das atividades acadêmico-científicas.
O Fichamento é importante para de uma pesquisa bibliográfica, pois permite uma organização das idéias básicas facilitando o acesso aos dados fundamentais para a elaboração da redação.
Consiste em armazenar em fichas informações (anotações) relevantes para a pesquisa, de forma organizada e selecionada para futura utilização, portanto estas anotações não podem ser sintéticas demais que se tornem incompreensíveis posteriormente, nem tão longas que se torne quase do tamanho do texto original.
Os registros e a organização das fichas dependerá da capacidade de organização de cada um.
Os registros não são feitas necessariamente nas tradicionais folhas pequenas de cartolina pautada. Pode ser feita em folhas de papel comum ou, mais modernamente, em qualquer programa de banco de dados de um computador.
A ficha é estruturada contendo o CABEÇALHO, o CORPO DA FICHA e a REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1 . NO CABEÇALHO normalmente coloca-se o título genérico ou específico e letra indicativa da seqüência das fichas se for utilizada mais de uma. Entretanto esta é uma parte que está muito a critério do pesquisador pois é esta parte que serve de guia para as futuras buscas. O importante é que elas estejam bem organizadas e de acesso fácil para que os dados não se percam
2. NO CORPO DA FICHA são colocadas às informações propriamente ditas, que podem ser:
Corridas: quando se faz uma anotação do texto Esquemática: colocando-se esquemas Resumitivas: Coloca-se um resumo ou a idéia básica do texto pesquisado
3. A REFERÊNCIA equivale à indicação da fonte bibliográfica do material. Esta geralmente segue às indicações da ABNT, ou às normas do periódico que se pretende publicar.
Recomendações para confecção de