Fichamento Pegadogia da Autonomia
950 palavras
4 páginas
Organização da Escola Básica – EDU03024Fichamento do livro “Pedagogia da Autonomia”
Giovanni Turcati Reis
Não há docência sem discência:
No livro, Paulo Freire ressalta muito a importância da relação teórico-prática da educação, para que a educação não seja somente teórica, em que tudo vira apenas conversa, nem que seja somente prática, que gera certo ativismo e ignorância aos conceitos e saberes já concebidos por outros.
Gosto muito da importância que ele dá aos saberes adquiridos e compartilhados pela vivência. Paulo Freire confere um peso muito grande – e com toda a razão – às experiências cotidianas, que se sobrepõem ao ‘ensinar e aprender’, posições um tanto quanto verticais, hierarquicamente falando, e traz a educação como algo muito mais amplo que essa ‘via de mão única’ onde o ‘detentor de conhecimento ilumina o aluno’, e, não há troca de experiências nem valorização do saber que o discente traz consigo.
Ensinar exige pesquisa: O autor ressalta a importância da pesquisa na construção do conhecimento. Fala também da aceitação que precisamos ter quanto ao novo, aceitar que não somos detentores de todo o conhecimento e de toda a verdade. Precisamos estar atualizados, pois, ser professor requer constante e contínua busca de novos conhecimentos, de novos saberes, de novas práticas – considero que toda profissão na qual queiramos ser bons e bem capacitados requer essa mesma atualização ininterrupta – para que possamos suprir às necessidades do discente da maneira mais plena possível e poder abordá-lo sempre da melhor e mais eficiente maneira.
Ensinar exige respeito aos saberes do educando: É importante que a escola e o professor dialoguem diretamente com a bagagem social e comunitária que o discente traz consigo. Desvalorizar os saberes trazidos pelo discente é tirar-lhe o direito e a motivação de ser, como parte da sociedade. Arrisco dizer que isso é uma grande causa das frustrações do discente, por não se sentir contextualizado e situado na