FICHAMENTO - PARÁGRAFO
O trabalho do autor, baseia-se em análise de textos e na própria vivência em elaboração de textos. Um texto não se elabora de qualquer modo. Tem que haver coerência interna que sugere o que pode-se chamar de a engenharia da construção. O parágrafo é a unidade básica da organização de um texto. Em sua constituição deverá apresentar três características fundamentais, a ideia central, o desmembramento e a opinião conclusiva. Estes aspectos deverão estar ligados entre si. Com uma curta frase inicial, representando de forma genérica a síntese da abordagem, as frases intermediárias serão o desdobramento e a frase final demonstrará a inferência das partes anteriores. Refere-se ao texto em que destaca como objetivo a persuasão e a influência do leitor.
CAPÍTULO II
O conjunto de ideias ou de fatos é a qualidade responsável pelo sentido do texto. O aprendizado da boa escrita é, especialmente, o aprender a encontrar ideias e relacioná-las, pois, ao contrário, não será possível transmitir o que a mente não criou. A construção se dá com o segmento do vínculo entre as diversas ideias que formam um parágrafo. Refere-se ao texto que tem como objetivo principal a dissertação e a exposição da ideias relacionadas à sua interpretação.
CAPÍTULO III
Reiterando a capacidade de entender o parágrafo. A prática da leitura aperfeiçoa o exercício na construção do parágrafo. Trata-se de um texto onde há uma relação, criando uma estrutura completa, onde nada sobra ou falta. Atendendo os requisitos que o autor acredita levar à estrutura ideal para o exercício de organização das ideias. Refere-se ao desempenho oral do objeto, do indivíduo, panorama, desenho, até mesmo de um sentimento.
CAPÍTULO IV
Envolve a argumentação, dissertação, descrição e narração nas formas básicas de composição do texto. Envolvendo situações articuladas entre si. Segundo o autor, deve-se priorizar no estudo das formas básicas de composição do parágrafo, o fato de que o seu