Fichamento MINTZBERG, Henry. A organização profissional. In: MINTZBERG, Henry et al. O processo da estratégia. 4a. ed. Porto Alegre, Bookman, Capítulo 16.1, Páginas 337-348, 2006.
1432 palavras
6 páginas
FichamentoMINTZBERG, Henry. A organização profissional. In: MINTZBERG, Henry et al. O processo da estratégia. 4a. ed. Porto Alegre, Bookman, Capítulo 16.1, Páginas 337-348, 2006.
Introdução O capítulo 16.1 deste livro é uma proposta de modelo utilizado para definir a organização inovadora, um dos sete tipos de organizações caracterizados por Mintzberg no capítulo 8.1. Para a definição dessa configuração Mintzberg explica a função de cada elemento da estrutura básica nessa configuração, as condições nas quais essa configuração é adotada, além dos problemas que essa organização apresenta.
Resumo
A estrutura básica:
A organização inovadora é uma estrutura altamente orgânica, a qual não se baseia em nenhuma forma de padronização. Seu principal mecanismo de coordenação é o ajuste mútuo e para que isso ocorra há uma grande descentralização nessa configuração.
A organização inovadora é uma organização flexível, preparada para mudanças, e o fluxo de informações ocorre de maneira informal dentro da empresa para que ocorra a inovação. Mintzberg faz uma comparação com a organização empreendedora, que também tem uma estrutura orgânica e flexível, sendo assim capaz de inovar, entretanto a organização empreendedora consegue inovar apenas de uma maneira mais simples, diferentemente da organização inovadora.
A organização inovadora deve contratar diversos especialistas e dar poder a eles dentro da organização. Ela não pode se basear na padronização de habilidades como a organização profissional, pois desse modo a inovação não é estimulada.
Na organização inovadora encontra-se a estrutura matricial, onde os especialistas são agrupados em grupos funcionais, mas ao mesmo tempo atendem às equipes de projeto.
Não é comum ocorrer a supervisão direta, pois o poder deve ser concentrado em quem detém o conhecimento e não em quem tem autoridade. Com isso ocorre a descentralização seletiva, na qual o poder é distribuído para vários níveis e lugares de acordo com cada