Fichamento Metamorfoses do espaço habitado
Instituto de Filosofia e ciências humanas
Faculdade de geografia e cartografia
Docente: Prof. Edinaldo
Discentes:
• Rafael Dias N°11035001201
• Mailson Moraes N°11035002301
Belém, 2011
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
Milton Santos concebeu este livro, em colaboração de Denise Elias, com o objetivo de debater algumas realidades do presente e os conceitos delas resultantes. Para isso, procura situar a geografia no contexto do mundo atual nos dois capítulos iniciais do livro, buscando nos demais rediscutir categorias tradicionais e sugerir algumas linhas de reflexão metodológica, tomando como ponto de partida as metamorfoses do espaço habitado. Para o autor, não é suficiente falar do espaço, mas é preciso definir categorias de análise e defini-lo à luz da história concreta, diferenciando-o, assim, da paisagem e da configuração territorial, ainda que estas compareçam como categorias fundamentais para seu entendimento. Nessa discussão, tem papel fundamental o reconhecimento da imbricação crescente entre o natural e o artificial, tema que permite retomar a discussão sobre a dicotomia entre geografia física e geografia humana.
OBJETIVOS DA OBRA
No livro “Metamorfoses do espaço habitado”, Milton Santos é um otimo teórico, pois este livro, uma ferramenta fundamental para estudar o espaço geograficamente, espaço este, dirigido e, por conseguinte, relacionado à sociedade, porque ele expõe fatores para melhor compreensão das modelagens e, intrinsecamente, remodelagens do planeta terra, isto é, transformações e, retransformações das formas da superfície terrestre pelos conteúdos (atividades humanas).
O livro revela a necessidade geográfica de entender os fatores de periodização para entender aspectos urbanos, por exemplo, pois são os diferentes agentes socioespaciais e, suas técnicas ao longo da história de um espaço geográfico que, influenciam as outras manifestações humanas, assim como, os novos papéis das ciências