Fichamento: MARTINS, Carlos Benedito - O que é sociologia?
Texto: MARTINS, Carlos Benedito - O que é Sociologia?
Introdução
A sociologia estuda fatores da vida cotidiana humana, que parecem ser de cunho pessoal do indivíduo, porém também representam problemas públicos e sociais que podem ser estudados e analisados de forma mais ampla a partir do pensamento sociológico. Ademais, ela investiga as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos.
A Estrutura Social entende-se no contexto social da vida humana de forma estruturada e padronizada distintamente. Se refere sobretudo a regularidades no modo como nos comportamos em conjunto. Ela depende constantemente das ações dos indivíduos -- as sociedades estão sempre em processo de estruturação.
O estudo da Sociologia também possui papel importante no auto-esclarecimento do indivíduo, instiga maior auto-compreensão. Ao contrário do que muitos pensam, a sociologia não é uma ciência que auxilia somente aqueles que fazem políticas. Ela se desenvolve, por exemplo, de forma eficaz em grupos de auto-ajuda, como os Alcoólicos Anônimos; respondendo também de forma efetiva a políticas governamentais, e ainda, formando iniciativas políticas próprias.
O surgimento desse fundamental estudo - sociológico - de forma objetiva, foi estruturalmente impulsionado pelo uso da ciência para compreender o mundo, em detrimento das explicações comportamentais que antes adivinham de pensamentos transmitidos de geração em geração, até os fins do séc. XVIII. Em meio às revoluções que perduraram até o século seguinte, o comportamento humano ia causando estranheza partir das mudanças que iam atingindo aos poucos todas as faces de uma sociedade; gerando ainda mais necessidade de auto-descobrir-se, diante de ideias marcadas pelo iluminismo, como igualdade e liberdade. Toda essa transição tem seu ápice com o surgimento da indústria e inovações tecnológicas, fatores que introduziram definitivamente novas formas de relações