Fichamento MARTIN-BARRETO, Jesús
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Data da entrega: -- 29/10/2013
Curso: Comunicação social – Rádio e Tv.
Professor (a): Dirceu M. Alves
Discente:
Saul Miranda Couto Mendes
Referência Bibliográfica
MARTIN-BARRETO, Jesús. América latina e os anos recentes: O estudo da recepção em comunicação social. IN: Sujeito, o lado oculto do recepto. Mauro Wilton de Sousa (org); [Tradução e transição: Silva Cristina Dotta e Kiel Pimenta] – São Paulo: Brasiliense, 2002.
PÁGINAS
Parágrafo
Citação/Comentário
39
1º
“[...] A recepção não é apenas uma etapa do processo de comunicação. [...].”
- O autor diz que a recepção é um lugar novo onde devemos repensar os estudos e as pesquisas de comunicação. O autor quer romper as etapas e propor que os estudos de comunicação comecem nas escolas.
41
2º
“[...] O receptor era “tábua rasa”, apenas um recipiente vazio para depositar os conhecimentos originados, ou produzidos, em outro lugar. [...].”
- O autor fala da concepção condutista, que desde o século XIX o processo de educação era feito por um processo de transmissão de conhecimento.
42
1º
“[...] Pobrezinho do telespectador, leitor de jornais sensacionalistas, ouvinte de rádio, exposto a essa enorme manipulação dos meios. [...].”
- O autor disserta sobre os elementos contraditórios na primeira etapa de investigação dos anos 60; a dessocialização do receptor, que é pensado apenas individualmente e se manifesta quando observamos a recepção como um lugar novo, onde podemos rever e repensar o processo de comunicação.
43
1º
“[...] A concepção progressista da história, de que ela vai numa só direção, impediu de ver a multiplicidade de temporalidades, a multiplicidade de histórias, com seus próprios ritmos e com suas próprias lógicas. [...].”
- O autor fala da introdução da investigação da recepção;