Fichamento Manifesto Comunista
O manifesto comunista foi escrito entre dezembro de 1847 e janeiro de 1848, impresso e publicado pela primeira vez em Londres, o manifesto aqui estudado vem de um livro traduzido diretamente do alemão e é baseado na última edição revisada por Engels em 1890.
Ele se destaca por ser os pensamentos de Marx e Engels sobre o que a burguesia está causando no mundo e como a classe operária deve se unir e lutar pelos seus direitos, pois cada vez mais são explorados e trabalhando com condições miseráveis.
Um espectro ronda a Europa: o espectro do comunismo. Todas as potências da velha Europa se uniram em uma santa campanha difamatória contra ele: o papa, o czar, Metternich e Guizot, radicais franceses e policiais alemãs.
Qual partido de oposição não foi qualificado de comunista por seus adversários no poder? Qual partido de oposição, por sua vez, não lançou de volta a acusação de comunista, tanto a outros opositores mais progressistas quanto a seus adversários reacionários?
Duas conclusões decorrem desse fato.
O comunismo já é reconhecido como força poderosa por todas as potências europeias.
Já é tempo de os comunistas exporem abertamente sua visão de mundo, seus objetivos e suas tendências, contrapondo assim um manifesto do próprio partido à lenda do espectro do comunismo. (p. 7)
Os autores já iniciam o livro falando desse fantasma a que a chamam de comunismo e que ele está assombrando a Europa. Desse modo, todas as potências e representantes delas se unem com a intenção de difamar e tornar o comunismo como algo aterrorizante, e traz fatos que ocorrem até os dias de hoje, como um partido acusando outro de tentar implantar uma ditadura comunista sem nem mesmo terem noção do que estão falando, e por este motivo decidiram por escrever este manifesto para expor as reais intenções dos comunistas, e sua visão de