Fichamento Leviatã 1
Afirma também que como os homens são “tão iguai” ele encontra uma igualdade quanto a esperança, que é capaz de levar dois homens que desejam uma mesma coisa ao mesmo tempo mas, que não pode ser possuído por ambos, a destruírem ou subjugarem o outro já que a possibilidade de ambos possuírem é igual. Ele nota que tais disputas são principalmente pela própria conservação e às vezes é apenas para deleite. Segundo Hobbes a melhor forma de se garantir dessa desconfiança do ataque do invasor é pela antecipação, ou seja, subjugando seja pela força ou pela astúcia.
Três causas principais de disputa existente na natureza humana:
Competição – os homens são levados a utilizarem de violência para conseguirem algum benefício.
Desconfiança- os homens são conduzidos a prática da violência para garantir a sua segurança, para defesa de seus bens.
Glória – os homens são impulsionados a se atacarem para garantir a sua reputação. Recorrem a violência por motivos insignificantes (elogios de outrem, por exemplo).
Quando não existe um poder capaz de unir as pessoas, numa atitude de respeito, tem-se uma condição de guerra de todos contra todos onde não há as noções de bem e de mal, de justiça e injustiça; não há lei onde não há poder comum e, onde não há lei, não há injustiça; e, não há propriedade e domínio.
Esse estado pode ser superado contando-se com as paixões e a razão.
Paixão: