fichamento koche
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia da Construção do Conhecimento Científico I (1DICD) do Curso de Bacharelado em Direito da Escola de Direito e Relações Internacionais das Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil.
CURITIBA
2010
SUMÁRIO
2.2.2 Ciência e método: a abordagem da ciência moderna (Bacon, Galileu e Newton) 17
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objeto de estudo o conhecimento. O objetivo, principal explorar as formas de conhecimento conhecidas pelo homem e como se deu a evolução histórica do conhecimento, desde o mítico até o científico.
É fato que a influência da ciência na nossa vida é tão grande e profunda que se torna muito difícil imaginar como seria hoje o mundo, caso o conhecimento científico tivesse estagnado há alguns séculos.
Não existiriam computadores, celulares, pílulas contraceptivas, vacinas, antibióticos, automóveis, frigoríficos, lâmpadas ou televisões. Todas estas coisas, bem como muitas outras cujo impacto em nossa vida é tão ou mais forte, devem a sua existência a teorias científicas.
Na primeira parte do trabalho: O conhecimento científico, abordaremos os diferentes tipos de conhecimentos, porque surgiram, o que tentavam explicar, o contexto histórico em que surgiram, e como a aceitação de cada um se deu. Vamos tentar esclarecer o que caracteriza a ciência enquanto forma de conhecimento, independentemente das suas aplicações, diferenciando do conhecimento do senso comum, filosófico e religioso, abordando as características de cada um, e métodos utilizados.
Na segunda parte do trabalho: ciência e método: uma visão histórica, vamos olhar para a ciência com uma perspectiva histórica, buscando esclarecer como se deu a passagem do conhecimento filosófico para conhecimento científico buscando traçar sua evolução no tempo, abordando-se grandes pensadores de diferentes épocas, ligados a evolução da