Fichamento - Invensão da Escria Maria Lúcia de Arruda Aranha
813 palavras
4 páginas
FICHAMENTO DE HISTORIAINVENÇÃO DA ESCRITA
A PALAVRA ESCRITA E O SUJEITO
Sônia Lúcia N. Silva - Pedagogia - 1º Período - 20/09/2014
INVENÇÃO DA ESCRITA
“Hoje usamos para a escrita o sistema fonético alfabético, que registra sons, e cada som representa uma letra. No entanto, muitas vezes não imaginamos o processo pelo qual se deu a invensão da escrita.”(pag. 43)
Nem sempre a escrita foi do jeito que conhecemos, em que se registra os sons das letras, que é o sitema fonético alfabético.
“Costuma-se chamar de pictográfica a escrita que representa figuras, enquanto em nível maior de abstração, a escrita ideográfica representa objetos e ideias. Escritas como os hiróglifos egípicios, os caracteres cuneiformes da Mesopotâmia e os ideogramas chineses são ideográficas, ainda quando passaram por etapas anteriores de registros pictográficos, mais presas à imagem. Já as escritas fonéticas decompõem as palavras em unidades sonoras: neste caso, libertados da figura, do objeto e da ideia, os sinais diminuem drasticamente de quantidade para registrar apenas os sons em infinitas composições possíveis. A escrita fonética ainda pode ser silábica (um sinal para a sílaba) ou alfabética (um sinal para cada letra).” (pag.43)
Escrita pictográfica é a que representa figuras e ideográfica que representa objetos e ideias, como as escritas hieróglifos egípcios , caracteres cuneiformes da Mesopotâmia e os ideogramas chineses. Escrita fonética são sonoras, não tem associação com as figuras nem objetos, a sua composição são muito maiores e podem ser silábica ou alfabética.
“Composta por cerca de seiscentos sinais, o que a tornava especialmente difícil, era utilizada pelos escribas, a minoria encarregada de exercer funções para o Estado e que, por isso, gozava de condições privilegiadas.” (pag. 44)
Era uma escrita muito difícil de 600 sinais, quem exercia essa função de escrever eram chamados de escribas e tinham