A Revolução Insdutrial
Revolução Industrial-Introdução
A Revolução Industrial
A revolução industrial aconteceu na Inglaterra, integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, causando uma crise no antigo regime, fazendo a passagem do capitalismo comercial para o industrial. Há outras duas revoluções que acompanham o tema, que são, a independência dos Estados Unidos e a revolução francesa, que seguiam os princípios iluministas, fazendo assim a passagem da idade moderna para a idade contemporânea.
Revolução Insdutrial-Conceitos
Para entender a revolução industrial, é preciso entender os princípios de produção do regime anterior. A principal forma de produção da idade média era o artesanato, no qual o próprio artesão conseguia a obra prima, tinha sua própria oficina, possuía suas proprias ferramentas e fazia praticamente todo o trabalho sozinho. Era um trabalhar familiar. Já na idade moderna, a manufatura predominou. Que funciona dessa forma: Havia uma divisão social do trabalho, cada homem era responsável por uma parte da linha de produção, e alguns deles ficavam responsáveis por operar máquina que necessitavam de alguém para operar. A primeira fase da Revolução Industrial correspondeu ao período que se estende de 1760 a 1850; nesse período a Inglaterra liderou o processo de industrialização. Se desenvolvendo cientificamente e economicamente. surgiram então as primeiras máquinas feitas de ferro que utilizam o vapor como força. Devido ao amplo mercado de produtos industrializados, fazia os ingleses preferirem a mecanização da produção.
Economia
O resultado disso foi um grande crescimento no mercado consumidor, fazendo com que o comércio se desenvolvesse monetariamente. Nesse momento já aumenta a produtividade de trabalho, devido a divisão social da produção, onde cada trabalhador realizava uma etapa na confecção de um produto. Com a ampliação do mercado, consequentemente o comércio se expandiu, indo para