fichamento - introdução a psicologia: temas e variações
WEITEN, Wayne. Introdução a psicologia: temas e variações (versão abreviada).4. ed. SP: Pioneira Thomson Learning, 2006, reimpr. Da 1. Ed. De 2002
Capítulo 1: A evolução da psicologia
“[...] a psicologia envolve muito mais do que o comportamento anormal e maneiras de obter amigos e influenciar pessoas. [...] ela está relacionada com a maneira como percebemos cores, como a fome é regulada pelo cérebro, se chipanzés podem usar a linguagem para se comunicar e tantos outros tópicos [...].” (Página 3:1 parágrafo)
“[a psicologia] Oferece uma grande gama de informações sobre tópicos que interessam a todos nós, que vão desde questões sociais – por exemplo, como reduzir a incidência de doença mental – até questões altamente pessoais – por exemplo, como aumentar seu autocontrole.” (Página 3:2 parágrafo)
“A história da psicologia é a história das pessoas buscando juntas um melhor entendimento de si mesmas.” (Página 4:1 parágrafo)
“Especulações filosóficas sobre assuntos psicológicos são tão antigas quanto a raça humana. Mas, somente há cerca de 100 anos a psicologia emergiu como uma disciplina científica.” (Página 4:3 parágrafo)
“os pais intelectuais da psicologia foram a fisiologia e a filosofia.” (Página 4:4 parágrafo)
“Em 1879, [Wundt] conseguiu montar o primeiro laboratório formal para pesquisas em psicologia na universidade de Leipzig. Em consideração a esse marco, os historiadores batizaram 1879 como o ano do nascimento da psicologia.” (Página 4:5 parágrafo)
“Na psicologia, as duas primeiras escolas de pensamento, o estruturalismo e o funcionalismo, promoveram a primeira grande batalha intelectual nesse campo.” (Página 5:4 parágrafo)
“O estruturalismo baseava-se na noção de que a tarefa da psicologia era analisar a consciência nos seus elementos básicos e investigar como esses elementos estavam organizados.” (Página 6:1 parágrafo)
“O funcionalismo baseava-se na