Fichamento introdução a pedagogia
LUZURIAGA, Lorenzo.
Conceito de Pedagogia. IN: Pedagogia. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1969.
A diversidade de interpretações dadas a Pedagogia são aspectos ou visões parciais da educação considerada a partir de diferentes pontos de vista, ou seja, a pedagogia é a conexão de várias interpretações da educação que, por sua vez, seriam partes ou capítulos os estudos pedagógicos. Na verdade, há apenas uma pedagogia: aquela que o objetivo é o estudo da educação. Mas a educação é condicionada por fatores como situação histórica, concepções filosóficas, visão da vida e do mundo, progresso cientifico, atitudes sociais e políticas e será a partir desses fatores que surgirão as diferentes formas e interpretações da pedagogia. Ela pode ser uma arte, uma técnica, uma ciência, uma filosofia ou todas elas juntas.
A Pedagogia como arte – Apesar da educação ser mais do que arte, o pedagogo deve possuir certas condições artísticas para educar e formar crianças. É um tipo de arte na qual não tem regras e deve ser cultivada.
A pedagogia como técnica – São métodos e processos para o ensino que se aperfeiçoa a medida que o tempo passa. Mas existem diferenças entre pedagogia e técnica: A pedagogia se preocupa com a essência da educação, a criação, formação, problemas individuais enquanto a técnica é mecânica, automática, não é específica, é prática.
A pedagogia como teoria – é a ação reflexiva, ou seja, ação que se origina da reflexão. A teoria está presente até em partes simples da educação. O educador que não possui essa ação de reflexão ou teoria é um autônomo.
A pedagogia como filosofia – Essa constitui fundamentos colocando em prática na educação, ou seja, tem fundamentação teórica de caráter filosófico fazendo com que fique mais autônoma ainda.
A pedagogia como ciência – A pedagogia foi reconhecida como ciência depois de HERBART. Ela, como ciência, aplica-se estudando a realidade educacional, individual e social.