Fichamento importancia do estudo de historia num curso de ed. fisica
A historia deve receber durante os cursos de formação profissional um olhar mais criterioso e diferenciado, pois e a partir daquilo que se conhece sobre o passado que se pode modificar o presente e objetivar o futuro. A historia apresentou extremas transformações quanto à sua metodologia e objetos de estudo.
Nas ultimas décadas a historia passou de uma “historia de heróis” e grandes feitos para uma “nova historia” em que se instalam entidades anônimas e abstratas. Hoje se pondera conceitos mais amplos desmistificando quase completamente a historia como estudo do que já passou/ já morreu; Com isso é possível perceber que o conhecimento histórico influencia diretamente o presente.
Estudar historia não é apenas evitar o esquecimento, não basta resgatar e preservar a historia, há que lhe conferir significações, contextualiza-la e analisa-la, é preciso também que se faça a reconstrução de conhecimentos históricos da humanidade para resguardar os fatos que refletem no presente e assim também farão no futuro.
As Ginasticas surgiram na antiguidade com grande influencia dos estudiosos gregos, na Grécia, onde existiam diferentes formas de aplicação:
• Em Atenas: Tinha-se o ideal do culto ao corpo;
• Os Espartanos e romanos: praticavam exercícios físicos na preparação de soldados para a guerra;
• Em Roma: As ginasticas serviam de preparo para as atividades esportivas do período-luta de gladiadores e cavaleiros;
Entre os sec. XIX e sec. XX as ginasticam passam a fazer parte da Educação Física Escolar, tendo como primeiro adequo a Dinamarca em 1801. A partir daí as Ginasticas passam de uma atividade meramente pratica, para uma atividade que requer formação técnica, teórica e intelectual em que, aqueles que o ministram deveriam ter para ensina-las.
No Brasil foi implantando o método alemão devido ao significativo numero de imigrantes refugiados da guerra que