Relatório de física - gelo e fio de aço
2. Objetivo: Explicar a relação entre a pressão e a mudança de estados físicos da água.
3. Material:
- 1 cubo de gelo
- Pedaço de fio de aço
-Objeto pesado (1kg ou mais)
4. Fundamentação Teórica: As propriedades de fusão da água são diferentes das apresentadas por outras substãncias. Quando ocorre a fusão de um gelo, seu volume não aumenta, e sim diminui. Quando a pressão no gelo é aumentada, seu volume também aumenta, por esse motivo ele se funde muitas vezes em uma temperatura inferior à 0°C. As demais substâncias, ao terem sua pressão aumentada, tem uma redução no volume e aumento na sua tempertura de fusão. Porém, não existe esta exceção para a temperatura de ebulição da água. Quando é aumentada a pressão em qualquer líquido, seu volume aumenta e ele passa do estado líquido para o gasoso
5. Procedimento: Colocar o gelo sobre duas superfícies quase unidas. Nele, amarrar uma das pontas de um fio de aço. Na outra ponta desse fio, amarrar um objeto pesado que não deverá encostar no chão, como mostrado na figura a seguir:
6. Dados e Resultados: O fio de aço passou por dentro do gelo sem fazer com que este partisse ao meio, apenas fazendo-o derreter e congelar novamente depois.
7. Conclusão: Quando submetida à uma pressão de 1 atm, a água, que encontrava-se em baixa temperatura, permanecia sólida. Porém, o fio de aço e o peso fizeram com que houvesse um aumento na pressão sofrida pela água, fazendo com que esta sofresse fusão. Uma vez que a água tornou-se líquida, o fio de aço passou por ela. Quando o fio já havia passado por determinada parte da água e esta voltada à sofrer a pressão de 1 atm, ela tornou-se sólida novamente.
8. Referências Bibliográficas:
MÁXIMO, Antônio e ALVARENGA, Beatriz. Física, Parte 2. Editora Scipione, 293 e