Fichamento, HISTORIA COMO CIENCIA HUMANA
1. Informação Bibliográfica (Fonte)
2. Esquema
3. Resumo
CAETANO, Coraly Gará. A história como ciência humana. In: MARCELLINO, Nelson (org). Introdução às ciências sociais. 15 ed. Papirus: Campinas, 1988. P 83-86.
1. História.
1.1 Ciência Humana.
1.2.1 Estuda o ser humano em sociedade.
1.2 História ≠ Ciências humanas.
2. História.
2.1 Conhecimento.
2.1.1 Vinculada a concepções de verdade.
2.1.2 Ideologia interesses defendidos pelo historiador.
2.1.3 História real e interpretada.
A história é uma ciência humana, pois a mesma estuda o ser humano em sociedade, ou seja, ela tem o objetivo de entender as diversas ações do homem, seja ela; desejos, problemas, políticos, etc. Mas é uma ciência diferente das outras ciências humanas.
Vista por o ângulo do modo de conhecimento, a história é baseada em concepções de verdade, em ideologia e interesses políticos que o historiador defende. Ela existe em duas formas: real e interpretada.
A real é os acontecimentos do dia-a-dia, é concreto;
A interpretada constrói explicações e busca dar inteligibilidade a história real.
4. Citações
5. Comentários
6. Ideação
“O que os homens procuram no passado são as transformações do sujeito da ação no relacionamento dialético homem-mundo, são as transformações da sociedade humana”. p. 83
Esse texto mostra que a história é uma ciência humana, pois nos ajuda a conhecer quem somos, e porque estamos aqui. Mostra os fragmentos que ela compõe para virar fatos históricos.
Foi a partir da leitura e compreensão desse texto que como acadêmica devo entender, ampliar meus conhecimentos dentro da historia, para buscar compreender as transformações da sociedade humana e a partir dai ser participativa como sujeito da ação e possivelmente nas transformações da sociedade humana.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ –