Um Panorama atual nas categorias de base de futebol
Escola Superior de Educação Física
Disciplina de
Uma visão sobre o panorama atual das categorias de base no futebol Andrez Acosta, Cauê Gautério, Diego Ribeiro,
Lucas Ruãn, Mateus Gonçalves, Marcell Sena,
Paulo Gonçalves.
Introdução
Atualmente o futebol é considerado como um processo de sistemas, onde relaciona aspectos humanos, sociais, e comunicativos. Sendo complementado com regulamentos, normas e valores.
Desde sua criação ocorreram diversas transformações, o que vem configurando como o esporte mais praticado mundialmente. Tornando-se um fenômeno de massa e não ficado limitado aos jogadores, extravasando do campo para as arquibancadas através de diversos veículos de comunicações, chegando às imensas multidões.
Sendo assim, um fato social que envolve o maior público de todas as condições sociais e de todas as idades, em qualquer parte do mundo.
De acordo com Carravetta (2006) a Federação Internacional de
Futebol Associado (FIFA), dispõem dos mais diversos mecanismos formais e informais para introduzir objetivos, valores e normas.
Constituída por 204 federações nacionais, milhares de federações estaduais ou regionais e cerca de 300 mil clubes filiados e 1,5 milhão de equipes. A entidade maior desta modalidade vem transformando em uma atividade economicamente ativa, a qual movimenta em média US$ 225 bilhões por ano. (Ferreira & Paim,
2011).
No Brasil, compete a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), administrar a prática profissional e não profissional em todos os níveis, bem como a promoção de campeonatos.
Diante disso, o futebol hoje ocupa um espaço privilegiado no mundo global dos negócios e na indústria do entretenimento. Sendo inflada ainda mais após a Lei Pelé, a qual modificou a relação dos jogadores com os clubes;
Segundo, Carravetta (2006) joga-se futebol em mais de 200 países, e no Brasil atrai e mobiliza a atenção de milhões de pessoas. É
então