"Fichamento" hermenêutica em retrospectiva vol.iv

1666 palavras 7 páginas
Disciplina: Hermenêutica
Acadêmica: J.S.P (Hinahime)
Referências: GADAMER, Hans-Georg, 1900-2002. Hermenêutica Em Retrospectiva/ Hans-Georg Gadamer; tradução de Marco Antônio Casanova. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2007. – (Coleção Textos Filosóficos).- Volume IV – A Posição Da Filosofia Na Sociedade.

Hermenêutica em Retrospectiva – Vol. IV

Sobre a originalidade da ciência (1947) – p.09 -18
O autor, com o passar da leitura, apresenta primeiramente um contexto que servira como catalisador para o tema principal. Em certo momento do texto, ele aborda:
“Todos nós estamos de acordo que a ciência é a base essencial da cultura moderna em geral (...) nunca antes se alcançou um domínio tão amplo da natureza por parte do homem (...) o fato de essa dominação da natureza ter podido se voltar de maneira tão terrível contra a natureza humana poderia torna questionável o valor da ciência (...) ninguém pode duvidar de que, quando servem à destruição, a culpa não é da ciência e na técnica, mas nos homens que a utilizam.” (p12).
As consequências vividas são somente existentes por aqueles que utilizam o resultado da ciência e técnicas de forma imprudente. Seguindo a trajetória depara-se com a ideia originária da ciência.
“A ciência (...) representa um estado firme ante toda a mudança e toda refulgência das opiniões: ela é um encontrar-se em uma posição superior porque se mostra como uma inserção na coisa mesma e em suas verdadeiras razões” (p.16)
Em seguida, Georg – Gadamer tenta traçar a aparência necessária do homem de ciência, expondo três traços que para ele seria essencial.
“Em primeiro (...) ele precisa poder estar espiritualmente ausente de uma maneira que só ocorre com que se encontra em face de questões derradeiras acerca da verdade (p.16)
Essa ausência proporciona uma maior visibilidade daquilo que está sendo trabalhada, atenção máxima nas questões distantes em relação à verdade, onde não está supercialmente próxima a mesma.
Em segundo lugar, ao perseguir seu

Relacionados

  • Revista de antropologia
    125391 palavras | 502 páginas
  • Sou uma só
    132701 palavras | 531 páginas