Fichamento Geografia e Filosofia. Contribuição para o ensino do pensamento geográfico
SPOSITO, Eliseu Savério, Geografia e Filosofia. Contribuição para o ensino do pensamento geográfico. 01. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2004. v. 01. 218p.
“Em seguida, os autores enumeram seis métodos: aximático, hidpotético-dedutivo, indutivo, dialético, de analise-síntese e hermenêutico. Quando ao elenco desses métodos, chamamos a atenção do leitor para a discussão que faremos mais adiante, analisando com outros elementos e referências os diferentes métodos da ciência” (p.25)
“Método é uma forma de selecionar técnicas, formas de avaliar alternativas para a ação científica. Métodos são regras de escolha, técnicas são as próprias escolhas. (Ackoff)” (p.26)
“Método é a forma de proceder ao longo de um caminho. Na ciência os métodos constituem os instrumentos básicos que ordenam de inicio pensamentos ou sistemas, traçam de modo ordenado forma de proceder do cientista ao longo de um percurso para alcançar um objetivo. (Trujillo)” (p.26)
“é um conjunto de procedimentos por intermédio dos quais: a) se propõem os problemas científicos e b) colocam-se à prova as hipóteses cientificas. (Bunge)” (p.26)
“As definições aqui colocadas apontaram para um entendimento de método único, como ele aparece para Descartes. Embora estejam essas definições presentes neste texto com o objetivo de apresentar várias propostas, adiantamos que nossa concepção de métodos vai além dos procedimentos, técnicas ou regras” (p.27)
“Para organizar nossa discussão, vamos lembrar alguns antecedentes históricos e necessários. Para os antenienses, o método restringia-se à arte de dominar o discurso (retórica). Os sofistas provocavam os debates indicando que “não havia normas propriamente ditas para o verdadeiro e o falso”. Sócrates tentou, ao contrário, mostrar que certas normas são, entretanto, absolutas e válidas para todos” (Gaarder, 1995, p.82).” (p.27)
“Trabalhando com Filosofia do século XVII, Chauí, na obra