fichamento franz boas
“No linguajar comum, quando falamos de uma raça, queremos denotar um grupo de pessoas que têm em comum algumas características corporais e talvez também mentais.” (p. 68)
“Seria um empreendimento temerário determinar a localidade na qual a pessoa nasceu unicamente a partir de suas características corporais [...] esses traços não devem ser tomados de forma equivocada como essencial mente hereditários.” (p.69)
“Hereditariedade racial implica necessariamente a existência de unidade de descendência e a existência, numa certa época, de um pequeno número de ancestrais de formas corporais definidas, dos quais a população atual descende.” (p. 70)
“Podemos dizer que cada grupo racial consiste de muitas linhagens familiares que são distintas em formas corporais. Algumas dessas linhagens estão duplicadas em territórios vizinhos; e, quanto mais duplicação existe, menor é a possibilidade de falarmos de características raciais fundamentais.” (p. 70)
“As diferenças entre as linhagens familiares pertencentes a cada área mais ampla são muito maiores do que as diferenças entre as populações como um todo.” (p. 70)
“A degeneração biológica é mais facilmente encontrada em pequenas regiões com intensa endogamia. Aqui novamente não se trata tanto de uma questão de tipo, mas da presença de condições patológicas nas estirpes familiares, pois sabemos de várias comunidades intensamente endogâmicas que são perfeitamente saudáveis e vigorosas. Elas são encontradas entre os esquimós e também entre muitas tribos primitivas nas quais o casamento com primos é prescrito pelo costume.” (p. 72)
Julgando-se meramente com base em características