Fundamentos de antropologia
FICHAMENTO DO CONTEÚDO
Cultura (pag. 31 – 34) REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS Apostila
Atualmente, na Antropologia não tem um consenso sobre o que é cultura, pois existem muitos conceitos múltiplos e algumas vezes contraditórios. O conceito mais simples de cultura é tudo aquilo produzido pela a humanidade, seja no plano concreto ou imaterial, desde artefatos e objetos até ideias e crenças.
Há três autores que defina cultura como; sendo o primeiro é Edward Tylor no século XXI, afirma que a cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humanada empregada socialmente, e também todo comportamento apreendido independente da questão biológica. O segundo foi Charles Darwin que defendiam que todas as culturas passavam pelas mesmas etapas ou estágios, durante sua existência, evoluindo, progredindo das sociedades mais primitivas para as mais avançadas ao longo do tempo, sendo que o estágio mais avançado da humanidade era o atingido pelo Ocidente. O ultimo autor Franz Boas afirma que toda cultura tem sua própria historia, que se desenvolve de forma particular e não pode ser julgada a partir da historia de outras culturas por ser diferente uma das outras.
Conforme estes autores houve uma concordância sobre as múltiplas definições de cultura que eles afirmam que o meio geográfico e as diferenças genéticas não determinam comportamentos culturais e que toda divisão de trabalho com base no sexo ou na raça é cultural e não biológico e menos ainda predeterminado pela a natureza. Que alguns discursos dizendo determinado que trabalho não pode ser realizado pela as mulheres ou homens foram criadas pela a sociedade para justificar a posição dominante de determinados grupos sociais.
Um estudioso Brasileiro Alfredo Bosi que não é antropólogo conceitua cultura como o conjunto de praticas, de técnicas, de símbolos, de valores e de conhecimentos que devem ser transmitidos às novas gerações para garantir a convivência