Memorial
Aline Martinells Menezes Carvalho
Memorial
JOÃO PESSOA
2014
Conteúdo
1. Apresentação
Este memorial é uma registro de todo conteúdo apresentado na disciplina Leitura e Produção de texto. Ele tem como primeiro objetivo explicar de forma sucinta clara e objetiva cada assunto visto durante as aulas expositivas da professora Fabiana. E o segundo objetivo é avaliar a proposta curricular apresentada por esta cadeira bem como a metodologia aplicada durante o curso.
2. Variação linguística
Variação lingüística são as diversas maneiras como uma língua muda. Estas variações são resultantes de diversos fatores entre eles o lugar, o nível cultural e a situação. Elas classificam-se em diatópica, diastrática e diafásica. A variação diatópica refere-se aos falares regionais; a diastrática são variações que acontecem por causa do sexo, idade, profissão, grau de escolaridade, etnia ; a variação diafásica refere-se a forma de falar de acordo com a situação.
3. Preconceito Linguístico
O preconceito lingüístico são as manifestações depreciativas contra determinadas variedades lingüísticas. Ele atinge principalmente os falares de grupos de menor prestígio social, principalmente porque ainda se afirma que apenas a norma culta da língua utilizada pela classe dominante esta correta. É sobre esta compreensão que se estabelece o preconceito e junto com ele a exclusão social de alguns grupos. O presente tema foi abordado a partir do livro Preconceito Linguístico, o que é, como se faz? do autor Carlos Bagno. E,ainda como um complemento enriquecedor foi mostrado o documentário Língua-vidas em português onde pudemos ver