fichamento filosofando
Muito se debate, hoje em dia sobre o que é arte, sobre o que é belo e como chegar a tal. Neste trabalho iramos mostrar o que era isso para diversos pensadores, como por exemplo Kant, Hegel, Descartes, dentre outros que serão apresentados ao longo dos textos.
CAPÍTULO 36 – CRIATIVIDADE
“Criar consiste precisamente em não fazer combinações inúteis e em fazer aquelas que são uteis e que constituem uma pequena minoria.” (Ilenry Poincaré) 1-) CONCEITOS: O USO VULGAR, A DEFINIÇÃO DO DICIONÁRIO, O USO EM PSICOLOGIA A palavra criatividade vem do latim creare que significa “erguer e produzir”. O que é criatividade? Criatividade é uma qualidade adquirida e as vezes iniciada na infância que busca em ideias a fonte para criar coisas novas, que é a capacidade de produzir e transformar o ambiente segundo as necessidades. A criatividade é o que move as pessoas e a sociedade para um lugar melhor. 2-) CRITÉRIOS DE DETERMINAÇÃO DA CRIATIVIDADE Ghiselin e Laklen medem a criatividade através dos seus efeitos, ou seja, quanto mais tal contribuição remexe com as crenças estabelecidas e revoluciona o universo do saber, mais criativa ela será. A criatividade não é um dom é a capacidade que todas pessoas têm, basta ser desenvolvido através de métodos físicos e psicológicos, como por exemplo experimentar, ouvir, ler, ver, etc.
3-) CRIATIVIDADE COMO CAPACIDADE HUMANA 3.1-) A IMAGINAÇÃO E INSPIRAÇÃO O processo de trabalho do cientista aproxima do processo de trabalho do artista. Os dois desenvolvem um tipo de comportamento denominado "exploratório", isto é, dedicam-se a "explorar" as possibilidades, "o que poderia ser", em vez de se deter no que realmente é. Para isso, necessitam da imaginação. Assim, um dos sentidos de criar é imaginar.
4-) DESENVOLVIMENTO E REPRESSÃO DA CRRIATIVIDADE A capacidade humana pode ser desenvolvida ou reprimida. A capacidade seria
resolvida quando houvesse incentivo para o uso da imaginação,