Fichamento - Espaço e Dominação - Milton Santos
As primeiras técnicas foram elaboradas em contato íntimo com a natureza, devido o homem, nos primórdios do tempo histórico, estar mais atrelado ao local. O seu espaço era limitado.
Pág. 138
O surgimento do capitalismo proporcionou a ruptura do homem e o meio, fazendo com que este não fosse mais o dono dos meios de produção, ocasionado pelo aprofundamento da divisão social e geográfica do trabalho.
Pág. 139
Capital fixo “dormente” – Infraestruturas.
Capital vivo – Criação de novas atividades.
De acordo com Milton Santos a introdução do capital fixo “dormente” acaba não apresentando relação simbiótica com o espaço. Por outro lado, a introdução de capital vivo gera consequetentemente a incorporação de infraestruturas. Entretanto, no seio do sistema atual, a inserção do capital vivo em um determinado local só ocorre quando há uma grande necessidade mercadológica.
Pág. 142
Pág. 143
Pág. 145
Campo – Especialização horizontal
Rede Urbana – Especialização vertical
Pág. 147
Portanto, como se observa, o segredo para um desenvolvimento mais igualitário na visão de Milton Santos perpassa pela ampliação e fortalecimento das forças produtivas.
Pág. 150
È de extrema importância iniciar a avaliação do Estado-nação aos que pretendem uma análise espacial.
Atividades com alto coeficiente do capital e atividades com coeficiente de mão de obra?
Pág. 151
Partilha por múltiplas esferas de influência, em virtude da falta de um plano de conjunto das empresas multinacionais, o que leva mudanças das estruturas espaciais, sem que o Estado possa controlar a evolução.
Pág. 152
É o caso da urbanização da Argentina que ocorreu a partir dos agricultores que possuíam um alto rendimento e procuraram consumir outros tipos de produtos.
Entretanto a modernização agrícola, em grande