Fichamento - Escopo da Antropologia Social
Acadêmico: Filipe José
PALAVRAS CHAVES CITAÇÃO TEXTUAL COMENTÁRIOS PRÓPRIOS
A ciência do Homem “Portanto, a ciência do homem coincide, numa certa medida, com o que há muito tem sido conhecido como a filosofia da história, bem como o estudo ao qual, nos último anos, foi dado o nome de Sociologia. Na verdade, poder-se-ia sustentar, com alguma razão, que a Antropologia Social, ou os estudo do homem em sociedade, é apenas uma outra expressão para Sociologia. No entanto, penso que as duas ciências podem ser convenientemente distinguidas e que, enquanto o nome Sociologia deve ser reservado para o estudo da sociedade humana no mais abrangente sentido das palavras, o nome Antropologia Social pode, com vantagem, ser restringido a um departamento particular daquele imenso campo de conhecimento.” Pág. 104 O autor defende a ideia de que a Antropologia Social tem um papel mais detalhado que a Sociologia, onde pode atuar com mais ferramentas e subsídios históricos mais específicos.
Mais à frente, desenvolvendo seu pensamento a respeito do tema, ele menciona a “embriologia do pensamento e das instituições humanas”. Mais direto que a sociologia, a Antropologia social busca a pesquisa voltada a verificar as crenças e costumes de sociedades anteriores e observa-las enquanto sua durabilidade e progressão naquela mesma comunidade ou até mesmo sua propagação.
Selvageria Relativa “Eles são primitivos em comparação conosco, mas não em comparação com o homem verdadeiramente primevo, isto é, com o homem tal como era quando primeiro emergiu do estado de existência puramente bestial. Na verdade, comparado com o homem em seu estado absolutamente prístino, mesmo o mais selvagem dos selvagens de hoje é, sem dúvida, um ser altamente desenvolvido e culto, (...)” Pág. 108 Em relativizar ou ser absoluto quanto ao termo “selvagem”, identifica-se no autor, diferente dos mais antigos, que existe uma preocupação tanto dele quanto da Antropologia Social em abordar esse