FICHAMENTO EMBRAPA
CAMPUS – JOÃO PESSOA
CURSO\ANO: CONTROLE AMBIENTAL\ 4º ANO
ALUNO: RAFAEL DOUGLAS SOARES BARBOZA
DISCIPLINA: GIRS
PROFESSORA: SINARA TURÍBIO
FICHAMENTO
Uso da Compostagem em Sistemas Agrícolas Orgânicos
OLIVEIRA, F. N. S. LIMA, H. J. M. CAJAZEIRA, J. P. Uso da Compostagem em Sistemas Agrícolas Orgânicos. Fortaleza, CE. EMBRAPA. 2004. 14 p.
“A agricultura e a pecuária produzem quantidades de resíduos, como dejetos de animais e restos de culturas, palhas e resíduos agroindustriais, os quais, em alguns casos, provocam sérios prejuízos e problemas de poluição. Muitos desses resíduos são perdidos por não serem coletados e reciclados ou por serem destruídos pelas queimadas. Todavia, quando manipulados adequadamente, podem suprir aos sistemas agrícolas, boa parte da demanda de insumos sem afetar os recursos do solo e do ambiente.” (P.7)
“[...] processo controlado de decomposição microbiana, de oxidação e oxigenação de uma massa heterogênea de matéria orgânica.” (P.7)
“[...] O benefício da matéria orgânica no solo não é apenas o de fornecedor de nutrientes para as plantas, mas, principalmente, de modificador, para melhorar suas propriedades físicas e biológicas.” (P.7)
“[...] todos os restos orgânicos vegetais ou animais encontrados poluindo o meio ambiente nas propriedades agrícolas podem ser utilizados na fabricação dos compostos.” (P.9)
“[...] proporção de 70% de material rico em hidratos de carbono (restos vegetais) e 30% pobre em carbono (esterco de animais), mas rico em nitrogênio.” (P.9)
RESUMO
O autor traz um enfoque ambiental na prática da agricultura, orientando quais os melhores procedimentos para evitar perdas, custos e diminuição dos impactos ambientais, para obtenção de uma produção sustentável.
Apresenta e descreve como principal alternativa para o manejo orgânico a técnica da compostagem, onde utiliza-se da decomposição de resíduos através das bactérias aeróbica em temperaturas,