cultura religiosa
A exploração ambiental está diretamente ligada ao avanço do complexo desenvolvimento tecnológico, científico e econômico que, muitas vezes, tem alterado de modo irreversível o cenário do planeta e levado a processos degenerativos profundos da natureza (RAMPASSO, 1997).
Paráfrase – O autor do artigo expressa a ideia do autor pesquisado Rampasso.
Entre parênteses vem o nome do autor em letra maiúscula seguido de vírgula e a data. Escrita dentro do texto com o mesmo espaçamento 1,5.
Nas últimas décadas, percebe-se um reordenamento do espaço, podendo-se dizer que, do ponto de vista da organização das atividades econômicas, as cidades não podem mais ser identificadas apenas com a atividade industrial e, nem os campos, com as atividades de agricultura e da pecuária, pois no campo, como aponta Santos (2000, p. 88) “[...] se instala uma agricultura propriamente científica, responsável por mudanças profundas quanto à produção agrícola e quanto à vida de relações”.
Paráfrase – O autor do artigo expressa a ideia do autor pesquisado Santos. Seguida de uma citação textual curta.
O nome do autor esta fora dos parênteses e é escrito com letra minúscula, só a primeira letra vem com maiúscula “S”.
Dentro dos parênteses vem escrita à data seguida de vírgula. A página – que se escreve somente o p seguido de ponto (p. 88) escrever com letra minúscula. Seguida do número da página de onde se extraiu o assunto.
[...] significa que foi suprimido palavras, pode ser utilizado no início da frase, no meio e no final do parágrafo.
No Brasil, a história agrícola está ligada à história do processo de colonização no qual a dominação social, a política e a econômica da grande propriedade foram privilegiadas. Assim, a grande propriedade impôs-se como modelo socialmente reconhecido e recebeu estímulos expressos na política agrícola que procurou modernizar e assegurar sua reprodução, podendo-se concluir que a agricultura familiar sempre ocupou