A 1 Comunicacao Industrial
Texto Base I
Comunicação Industrial
Introdução
A dispersão do Homem sobre o planeta Terra e a necessidade de se sentir acompanhado conduziu à invenção de meios de comunicação à distância.
Nos alvores da pré-história o Homem não dispunha senão da voz para comunicar-se à distância. Depressa se constatou que o alcance da voz era muito reduzido e lançou-se mão da percussão do tambor, segundo um código simples, perdendo qualidade na transmissão, mas ganhando um alcance maior. A utilização de fogueiras permitia a comunicação a distâncias superiores a 20 quilômetros, mas o código era muito elementar e o conteúdo da mensagem muito incipiente. Uma solução de compromisso entre qualidade e alcance foi conseguida pela utilização de estafetas.
Em 1794, Chappe inventa o telégrafo óptico que, utilizando um código elaborado, permitiu a ligação telegráfica regular entre Paris e Lille transmitindo mensagens completas num intervalo relativamente curto, isto se não houvesse nevoeiro, se não fosse noite ou se o encarregado do posto de retransmissão estivesse presente e não se enganasse.
Telégrafo de Chappe - 1790
SENAI/SP | Unidade 1 - Comunicação Industrial
Página 1 de 22
Curso de Redes Industriais e Sistema Supervisório
Texto Base I
A descoberta da eletricidade permitiu a Samuel Morse inventar o telégrafo "por fios" em 1832. A mensagem completa era transmitida a grandes distâncias e instantaneamente, segundo um código binário (impulsos longos e curtos = traços e pontos), denominado alfabeto Morse. A recepção da mensagem apenas dependia da presença do telegrafista de serviço junto do aparelho receptor. O quantitativo de erros estava diretamente correlacionado com a aptidão profissional de cada um dos telegrafistas que atuavam como emissor e receptor da mensagem.
Em 1844 é construída a primeira linha telegráfica ligando Baltimore e Nova York. Em
1850 realiza-se uma tentativa para lançar um cabo telegráfico submarino entre a