Fichamento Em T Pico Do Cap Tulo 5 Do Livro
TÍTULO DO CAPÍTULO - 5
A EXPANSÃO DO TERCEIRO SETOR: UM CAMINHO SEM VOLTA?
APRESENTAÇÃO
Na página 79 a autora Taís Schimitz, inicia com uma reflexão a respeito de uma organização capitalista que se constitui e é estudada por meio da base epistemológica do funcionalismo e do estruturalismo.
Destaca ainda que o terceiro setor que pode ser chamado também de quinto poder está iniciando um processo de expansão, saindo dos muros das organizações não governamentais (ONGs) e ocupando novos espaços de atuação por meio do estabelecimento de parcerias.
5.1 - O TERCEIRO SETOR COMO POSSIBILIDADE
O terceiro setor, ou quinto poder, pode ser entendido segundo Fernandes, 1994, apud Taís Schimitz; como iniciativas privadas que não visam ao lucro; iniciativas na esfera pública que não são feitas pelo Estado.
Marcado por contradições, esse setor revela as múltiplas capacidades de homens e mulheres para criar movimentos relacionados a projetos alternativos de educação não formal, iniciando e criando espaços mais democráticos com o objetivo de buscar a emancipação dos sujeitos envolvidos.
Drucker 1995 citado por Taís Schimitz afirma que valorizar a corresponsabilidade dos cidadãos não implica em desobrigar o Estado e seus representantes de suas responsabilidades; implica isso sim, perceber que a parceria entre governo e sociedade.
5.2 PEDAGOGOS PARA QUÊ?
A pedagogia se ocupa da educação intencional. Seja num espaço formal, seja num espaço não formal, propondo-se a investigar fatores que contribuem para construção e reconstrução do conhecimento humano produzido dentro de um contexto social.
Desde a primeira regulamentação do curso de pedagogia em 1939, até as mudanças realizadas em