Fichamento: Dois tipos de linguagem e dois tipos de afasia, Roman Jakobson. (Linguística e Comunicação, São Paulo, Cultrix, 1979)

699 palavras 3 páginas
 A introdução do texto é feita definindo o problema da afasia do ponto de vista lingüístico. A afasia é um distúrbio da formulação e aquisição da linguagem e caracteriza-se por dificuldade em se expressar verbalmente e compreender o que está sendo dito. E o questionamento inicial no texto é “Quais aspectos da linguagem são prejudicados nas diferentes espécies de tal desordem?”
O autor critica que a contribuição dos lingüistas às pesquisas sobre afasia é ainda ignorada, como se as perturbações da percepção da fala não tivessem nada a ver com a linguagem. E responsabiliza também os lingüistas, que pouco esforço fizeram nos últimos anos, para tentar reinterpretar e sistematizar do ponto de vista da Linguística, os múltiplos dados clínicos referentes aos diversos tipos de afasia.
 A segunda parte fala do duplo caráter da linguagem, ou seja, para ser eficiente o ato da fala exige o uso de um código comum por seus participantes. Falar implica a seleção de certas entidades lingüísticas e sua combinação. Ou seja, o falante seleciona palavras e a combina em frases, mas o falante não dispõe de tanta liberdade assim, a seleção deve ser feita a partir de um repertório lexical que ele próprio e o destinatário da mensagem possuem em comum. Os distúrbios da fala podem afetar, em graus diversos, a capacidade que o indivíduo tem de combinar e selecionar as unidades lingüísticas. O autor traz dois tipos de classificação da afasia em grupos definidos: o primeiro grupo, o qual possui como deficiência principal a seleção e a substituição, enquanto a combinação e a contextura permanecem relativamente estáveis; e o segundo grupo, que possui como deficiência principal a combinação e a contextura, enquanto a seleção e a substituição permanecem estáveis. Este capítulo trata do primeiro grupo definido, o de distúrbio de seleção e distribuição, e autor prossegue no assunto e descreve as pessoas que tem esse tipo de afasia como possuidoras de uma linguagem relativa, já que as mesmas têm

Relacionados