Fichamento do texto A construção do projeto ético-político do serviço social
NETTO, J.P. A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social. In MOTA A.E. et al (orgs) Serviço Social e Saúde: formação e Trabalho Profissional . 4e.d., São Paulo: Cortez, 2009
Livro
O autor, neste texto, procura explicitar elementos referentes à discussão sobre o Projeto Ético- Político do Serviço Social brasileiro.
Netto apresenta , de início, como definem-se e qual é a dinâmica dos projetos societários, incluindo aí a dimensão política dos mesmos.Posteriormente, o autor disserta sobre os projetos profissionais, explicando sua dinâmica, as possíveis disputas entre projetos dessa natureza dentro de uma categoria, a heterogeneidade dentro das categorias profissionais ( e a conseqüente diversidade de projetos) e a importância da fundamentação de valores éticos para um projeto profissional, que também estão sempre vinculados a uma dimensão política.
Netto, então, realiza uma breve retrospectiva histórica para marcar o desenvolvimento do novo projeto profissional do Serviço Social (desenvolvido de modo mais consistente a partir da passagem dos anos 70 para os 80), caracterizado pelo rompimento com o conservadorismo e pela busca por uma sintonia com a luta geral dos trabalhadores. O autor disserta como surgiram, historicamente, as condições política e teórico-metodológica para o fortalecimento desse novo projeto. Escreve ainda sobre a formulação do Código de Ética dos Assistentes Sociais de 1986 e a sua posterior revisão, da qual resultou o Código instituído em 1993.
Após apontar brevemente o conteúdo dos princípios fundamentais do Código de Ética de 1993, o autor encerra o texto explicitando como este novo projeto profissional conquista hegemonia nos anos 1990 e, nos anos 1990 e 2000, encontra-se diante do desafio de promover resistência à ofensiva neoliberal.
Trechos imprescindíveis para citação :
‘’ Não nos interessa aqui a estrutura própria dos projetos