Serviço Social
Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA
Curso: Serviço Social
Disciplina: Introdução ao Serviço Social
Prof.: Ms. Hayeska Costa Barroso
Aluna: Dyeme Alves Barbosa
Fichamento do texto: A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social frente à crise contemporânea.
NETTO, José Paulo. A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: Capacitação do Serviço Social e Política Social, CFESS, ABEPSSCEAD, UnB, Módulo 01, 1999.
Pág. 93
“A ação humana, seja individual, seja coletiva, tendo em sua base necessidades e interesses, implica sempre um projeto, que é, em poucas palavras, uma antecipação ideal da finalidade que se quer alcançar, com a invocação dos valores que legitimam a escolha dos meios para atingi-la.”
“Não nos interessa aqui a estrutura própria dos projetos individuais e dos projetos coletivos e, menos ainda, as complexas relações entre ambos. [...] Interessa-nos tão somente um tipo de projeto coletivo, que designamos como projetos societários. Trata-se daqueles projetos que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída, que reclamam determinados valores para justificá-la e que privilegiam certos meios (materiais e culturais) para concretizá-la.”
Pág. 94
“Os projetos societários são projetos coletivos; mas seu traço peculiar reside no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade. Somente eles apresentam esta característica – os outros projetos coletivos (por exemplo, os projetos profissionais, de que trataremos adiante) não possuem este nível de amplitude e inclusividade.”
“A experiência histórica demonstra que, tendo sempre em seu núcleo a marca da classe social a cujos interesses essenciais respondem, os projetos societários constituem estruturas flexíveis e cambiantes: incorporam novas demandas e aspirações, transformam-se e se renovam